Ao chegar ao porto, eram o total de 16 civis presentes avistando o objeto sobre as 'aguas. De repente, o objeto piscou e desapareceu. Estava a uma certa dist^ancia e n~ao foi poss'ivel saber se ele havia partido em v^oo ou submergido nas 'aguas. Alguns acreditando se tratar da poss'ivel queda de um avi~ao, sugeriram o uso de barcos para buscar os destrocos e v'itimas.A Guarda Costeira foi alertada e com a ajuda de outros barcos iniciou -se uma busca. Com o uso de lanternas, as pessoas `a bordo cruzavam as luzes para melhor visualizac~ao. O farol da ilha de MacNutt's foi ativado para auxiliar nas buscas. Nenhum destroco nem v'itima foram encontrados.Mas encontraram uma espuma alaranjada que refletia uma luz, mostrando que algo estava submergindo ali. Uma das testemunhas tentou pegar uma amostra da espuma, mas ela dissolvia -se. Aos poucos, a espuma que flutuava nas 'aguas foi desaparecendo.Eram 03:00 a.m quando deram por encerradas as buscas. N~ao havia mais nada para procurar.Em terra, o RCMP fez uma verificac~ao com o Centro de Coordenac~ao de Salvamento em Halifax e o radar em Baccaro, Nova Esc'ocia. Informaram que n~ao houve naquela noite nenhum incidente com avi~oes, nenhum pedido de ajuda ou resgate -nem com avi~oes civis, nem militares
No dia seguinte, o centro de Coordenac~ao de Salvamento arquivou um relat'orio com as matrizes canadenses das forcas em Ottawa. Esse relat'orio indicou que algo desconhecido havia colidido nas 'aguas do Porto de Shag. Mergulhadores militares de Granby, cidade canadense da prov'incia de Quebec estiveram no local para novas buscas. O que levantou duvidas dos moradores, foi que os mergulhadores fizeram uma inspec~ao com aparelhos comuns de mergulho e usando lanternas. As 'aguas do porto produzem grande quantidade de algas e pl^ancton dificultando a visibilidade. Os mergulhos seguiram -se por dias, sendo registrados pela imprensa local, mas sem nenhum resultado.A populac~ao local se mostrava insatisfeita, pois a Marinha n~ao informava absolutamente nada sobre as buscas nem sobre o epis'odio, e a hist'oria do ru'ido el'etrico desapareceu do mesmo modo como surgiu.Aos poucos, comecaram as especulac~oes sobre o ocorrido. Houve at'e pessoas que disseram ter visto os mergulhadores levar a bordo do barco algo 'embrulhado'. Que tinham encontrado algo que foi omitido propositadamente. Foi ent~ao que surgiu a possibilidade do objeto avistado ser um Ufo.Em 1993, depois deste fato ter permanecido em pap'eis arquivados e nos notici'arios, foi proposta uma teoria de que um avi~ao russo estava sobrevoando a regi~ao e colidiu justificando a suposta presenca de um submarino russo no local. Tamb'em havia rumores que os americanos estariam dando continuidade as investigac~oes sobre esse epis'odio, mas n~ao havia nenhuma confirmac~ao oficial por parte dos Estados Unidos.Logo, o incidente do Porto de Shag teria uma reviravolta com a presenca de Chris Styles investigador da MUFON (The Mutual UFO Network). Ele ficou t~ao intrigado com o caso que decidiu procurar por mais detalhes. Styles encontrou o nome das testemunhas originais nas not'icias dos jornais na 'epoca do incidente, podendo ent~ao entrevista -las. Com o aux'ilio do tamb'em investigador da MUFON, Doug Ledger, Styles descobriu algumas evidencias extremamente importantes em suas entrevistas.Descobriram que quando os mergulhadores de Granby terminaram seu trabalho, o caso n~ao havia terminado. Os mergulhadores e outras testemunhas relataram estes eventos:- O objeto que mergulhou nas 'aguas do porto tinha sa'ido logo da 'area de Shag, viajando por baixo d'agua para aproximadamente 25 milhas para um lugar chamado Government Point, que esta perto de uma base submarina detectada.- O objeto foi captado no sonar pela base submarina, e as embarcac~oes navais foram posicionadas sobre ele. Ap'os dois dias, as forcas armadas planejavam uma operac~ao de salvamento, quando um segundo UFO juntou -se ao primeiro. A opini~ao comum era naquele tempo que o segundo objeto tinha chegado para render o dae (dispositivo autom'atico de entrada) ao primeiro.- Em entrevista a um dos mergulhadores e de posse de algumas informac~oes de arquivos, foi revelado que a Marinha j'a sabia da exist^encia da nave.
Styles ainda descobriu que as Forcas Armadas j'a estavam acompanhando o objeto que foi avistado primeiramente em Shelburne, partiu em direc~ao ao porto quando pousou nas 'aguas de Shag Harbor.A nave, depois de avistada em Shag Harbor teria partido logo em seguida de volta para Shelburne onde foi avistada antes e acompanhada pela Marinha. Os militares mantiveram o foco das atenc~oes da populac~ao e da imprensa em Shag para despistar de olhares curiosos a perseguic~ao ao objeto.Enquanto isso, a Marinha decidiu esperar e observar de longe. Ap'os aproximadamente uma semana monitorando os dois Ufos, algumas embarcac~oes foram chamadas para verificar um poss'ivel submarino russo que estaria entrando em 'aguas canadenses.Foi ent~ao que os dois objetos embaixo d'agua comecaram a movimentar -se. Fizeram uma manobra no Golfo de Maine, enquanto os barcos da Marinha os perseguia a distancia. De repente, quebraram a superf'icie das 'aguas emergindo e dispararam em direc~ao ao c'eu desaparecendo. Mas, segundo as descobertas de Styles, o objeto fez a manobra e retornou de onde foi visto pela primeira vez: Shelburne. E que o segundo objeto avistado abaixo das 'aguas chegou em socorro `a primeira.
Estes eventos extraordin'arios corroboraram com muitas testemunhas -civis e Forcas Armadas.Infelizmente, os relat'orios foram dados como 'sem registros', os Ex -Militares da 'epoca temeram perder suas pens~oes, e as testemunhas civis temeram serem expostas ao rid'iculo e terem invadido a privacidade.O evento de Shag Harbor possuiu um lugar muito importante nos estudos sobre fen^omenos Ufo.N~ao resta d'uvidas de que algo 'desconhecido' visitou as 'aguas do Porto de Shag em 04 de Outubro de 1967.